Artise - Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno

Partilhe este site...

 

Seja bem-vindo!

 Interrogação

Comentários

Telefones de Emergência 

Polícia Civil 197

Defesa Civil 199

Polícia Militar 190

Polícia Federal 194

Pronto-Socorro 192

Disque-Denúncia 181

Corpo de Bombeiros 193

Delegacias da Mulher 180

Polícia Rodoviária Fed. 191

Polícia Rodoviária Est. 198

Telefones Úteis

Ibama 152

Procon 151

Detran 154

CEB 0800-610196

INSS 0800-780191

Água e Esgoto 115

Vigilância Sanitária 150

Polícia Federal 3311-8000

 


Pedro Aguiar

Violonista_Pedro_Aguiar

Violonista premiado no concurso Andrés Segovia

Por: André Márquez e Geraldo Lima - Jornal de Sobradinho, edição 275 de dezembro 2014.

O violonista sobradinhense Pedro Aguiar conquistou o 2º Prêmio no 30º Concurso Internacional de Violão Clássico Andrés Segovia, realizado entre os dias 18 e 22 de novembro em La Herradura (Andaluzia, Espanha).

O concurso é considerado um dos maiores na área de violão clássico no mundo, sendo o único com a autorização do grande maestro Andrés Segovia. Tem, entre os premiados, renomados violonistas como Fábio Zanon, Franz Hálasz, Eduardo Fernandez, entre outros. Nesta edição houve a participação de violonistas provenientes de 11 países: Brasil, Espanha, Bielorússia, Alemanha, Cuba, Itália, Grã-Bretanha, Rússia, Chile, Paraguai e Portugal. Segundo o catedrático e organizador do evento, Antônio Martin Moreno, o concurso contribui para continuar o trabalho de Andrés Segovia na difusão do violão, encomendando novas obras para o instrumento e selecionando os melhores violonistas do mundo.

Esta não foi a única conquista do violonista neste ano. Entre os dias 5 e 6 de setembro, Pedro Aguiar ganhou o 39º Concurso Internacional de Gargnano, realizado na Itália. Este concurso é um dos mais tradicionais do mundo e tem entre seus ganhadores violonistas como Eliot Fisk, Hubert Käppel, entre outros. O concurso é organizado pelo grande maestro Oscar Ghiglia, um dos mais importantes violonistas do século XX e discípulo de Andrés Segovia. Pedro também foi selecionado pelo seu trabalho com a mezzo-soprano alemã Dorothea Spilger pela Associação Yehudi Menuhin, instituição alemã que seleciona músicos de alto nível para levar a música às pessoas que não têm acesso a concertos.

Origem e Aprendizado

Pedro Aguiar, para nosso orgulho e admiração, nasceu e cresceu em Sobradinho. Ainda muito jovem, começou seus estudos de violão no Teatro de Sobradinho, com o professor Maurizio Martins. Em seguida, estudou no CEP/ Escola de Música de Brasília, com a prof. Cida Alvim, e começou a demonstrar um pouco do que seria o início de uma carreira promissora, ganhando, aos 16 anos, o Concurso Souza Lima em São Paulo, o mais tradicional do país. O jovem violonista seguiu seus estudos acadêmicos na Universidade Federal de Goiás com o Dr. Eduardo Meirinhos, recebendo em seguida vários prêmios, como o 1º Prêmio no Concurso Internacional de Punta del Este, no Uruguai, além do 1º Prêmio no Concurso Internacional Vital Medeiros, em São Paulo. Estudou nos Estados Unidos (Marshall University) com Júlio Ribeiro e, em Paris, com o violonista Judicaël Perroy. Atualmente estuda na Hochschule für Musik und Theater München (Escola Superior de Música e Teatro de Munique), com bolsa de estudos integral concedida pelo governo alemão. Lá exerce também a função de professor assistente.

Pedro Aguiar já tocou em vários lugares do Brasil e realizou recitais na Croácia, Itália, Estados Unidos da América, França, Alemanha, entre outros. Sua carreira como violonista está apenas começando e será, sem dúvida, vitoriosa. Esforço e talento não lhe faltam.