Artise - Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno

Partilhe este site...

 

Seja bem-vindo!

 Interrogação

Comentários

Telefones de Emergência 

Polícia Civil 197

Defesa Civil 199

Polícia Militar 190

Polícia Federal 194

Pronto-Socorro 192

Disque-Denúncia 181

Corpo de Bombeiros 193

Delegacias da Mulher 180

Polícia Rodoviária Fed. 191

Polícia Rodoviária Est. 198

Telefones Úteis

Ibama 152

Procon 151

Detran 154

CEB 0800-610196

INSS 0800-780191

Água e Esgoto 115

Vigilância Sanitária 150

Polícia Federal 3311-8000

 


Alex Paz e Márcio Ovelar

Pampa_Cerrado_02

ESPECIAL DE NATAL

Alex Paz e Márcio Ovelar são atrações do Pampa & Cerrado

Por Edmar Gomes - Folha da Serra - 21/01/2015

Sobradinho viveu importante momento artístico, dia 21 de dezembro de 2014, quando o programa Pampa & Cerrado, da TV Brasília, levou ao ar seu Especial de Natal, apresentando como atração principal o maestro Alex Paz e sua flauta zampoña, acompanhado do arpista Márcio Ovelar.

O maestro - hondurenho de nascimento - trocou o Rio de Janeiro por Sobradinho, há longos anos, e aqui fundou o Estúdio América e a Artise – Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno – entidades pelas quais já desenvolveu e desenvolve inúmeros projetos artísticos na Cidade Serrana e em todo o Distrito Federal.

Márcio Ovelar, por seu turno, trocou a fronteira do Paraguai pelo DF e, há muitas décadas, encanta quem ouve o som de sua arpa. Ele foi integrante do famoso Trio Avaí, que alcançou grande sucesso nas décadas de 80/90.

Então, não foi à toa que o produtor e apresentador do programa, Raul Canal, escolheu os dois músicos, que dominam instrumentos milenares e originais, para o especial.

Afinal, data tão importante para a cristandade merece ser celebrada com música adequada, que remete à época e à região onde ocorreu o fato histórico e religioso que transformou a humanidade: o nascimento de Jesus Cristo.

Assim, a dupla comoveu a grande audiência e o auditório do Pampa & Cerrado, interpretando clássicos natalinos como Jingles Bells (de James Pierpont) e Noite Feliz (de Franz Gruber), além de repertório voltado especificamente par a os instrumentos.

A apresentação comoveu ainda mais a audiência quando o apresentador Raul Canal passou a declamar poemas alusivos à efeméride. Em dado momento, com fundo musical da zampoña e da arpa, ele disse: “És reis e és Deus, mas escolheste nascer no lugar mais humilde. Que todos sigam o exemplo da manjedoura e da tolerância”, emocionando a todos.

Na sequência, o programa apresentou, ainda, o cantor romântico Fernando José, que interpretou belíssimas canções de Roberto Carlos.

A Flauta e a arpa - Raul entrevistou Alex Paz, no decorrer do programa, e disse que o maestro é um dos maiores ativistas culturais de Brasília e já produziu mais de cem CDs, a maioria com músicos do Distrito Federal.

Inclusive, o CD com as atrações do Pampa & Cerrado.

Em dado momento, a conversa voltou-se para os curiosos instrumentos, que emitem sons muito peculiares, quando percutidos pelos dois virtuosos músicos.

Márcio explicou que a arpa é um instrumento egípcio, que se adaptou muito bem aos ritmos latinos e paraguaios, como a guarânia e o chamamé.

Já Alex Paz relatou que sua flauta zampoña tem origem andina e é conhecida há dois mil anos antes de Cristo.

Alex revelou a Raul Canal que, para extrair aquele som tão peculiar, ele próprio fez algumas adaptações, acrescentando mais semitons ao instrumento, o que o permite executar músicas de conceito ocidental na flauta de origem incaica e demonstrou a novidade executando um trecho de Garota de Ipanema, (de Tom Jobim e Vinicius de Morais).

Pampa & Cerrado - A primeira edição do Programa Pampa & Cerrado foi ao ar, dia 17 de março de 2002, pela TV Brasil Central de Goiânia, já apresentando músicas, danças, folclore, costumes, culinária e linguajar típico da cultura gaúcha e do Brasil Central, integrando os dois povos.

Depois de se consolidar em Goiás, o Pampa & Cerrado estreou em Brasília, em dezembro de 2006, através do Canal 6 da TV Brasília, onde vai ao ar todos os domingos, das 12 às 13h, atualmente, pela Rede TV!

O Pampa & Cerrado já chegou, também, ao Mato Grosso do Sul, desde 2009, onde é exibido pela TV Guarani e agradou em cheio à gauchada que para lá se mudou e aos demais residentes no Estado do Pantanal.